ELASTOMERO – BLINDAGEM

Smartins & PiresNovidadesComentar

 

Os elastómeros são um tipo de polímeros que exibem propriedades elásticas e deformação de baixa tensão, o que permite recuperar sua forma original após serem estirados ou comprimidos. Essas propriedades se devem à presença de cadeias moleculares flexíveis e retorcidas que permitem um alto grau de flexibilidade e elasticidade.

Ao contrário dos plásticos, que têm uma deformação permanente ao serem estirados, os elastómeros podem sofrer uma deformação temporal, mas voltam à sua forma original quando retiram a força que os estiraram. Esta característica é ideal para aplicações em que é necessário um material que possa absorver impactos, vender superfícies ou fornecer um selo hermético em juntas e conexões.

Os elastómeros são usados ​​em uma ampla variedade de aplicações, como na fabricação de neumáticos para automóveis, selos, juntas, correas, garantias, suelas de calzado e uma grande variedade de produtos que requerem propriedades de elasticidade e flexibilidade.

Alguns exemplos de elastómeros comuns incluem caucho natural, caucho de poliisopreno sintético, caucho de poliuretano, caucho de neopreno, silicone e outros materiais de elastómero sintético.

Resumindo, um elastómero é um tipo de polímero com propriedades elásticas que permite deformar a baixa tensão e voltar à sua forma original quando elimina a tensão. Esses materiais são essenciais em inúmeras indústrias devido a sua capacidade de fornecer flexibilidade e selagem em diversas aplicações.

A blindagem feita com elastômero em portas de ressonância magnética é uma técnica usada para reduzir a interferência eletromagnética que pode afetar o funcionamento adequado do equipamento de ressonância magnética (RM). A blindagem é especialmente importante em ambientes hospitalares e clínicos onde outros dispositivos eletrônicos e equipamentos médicos estão presentes.

A ressonância magnética é um procedimento que utiliza campos magnéticos e ondas de rádio para criar imagens sonoras do interior do corpo humano. O funcionamento adequado do equipamento depende da capacidade de criar campos magnéticos fortes e controlados, o que pode ser prejudicado pela presença de objetos metálicos ou correntes elétricas em seu ambiente.

O elastômero é usado como parte da blindagem nas portas para evitar a entrada de interferência eletromagnética do ambiente externo para a sala onde está localizado o equipamento de ressonância magnética. O elastômero é um material elastomérico flexível e com boas propriedades de absorção de ondas eletromagnéticas. Sua utilização nas portas ajuda a garantir que a sala de ressonância magnética fique eletronica do restante do ambiente, evitando assim interferências que possam afetar a qualidade das imagens ou até mesmo danificar o aparelho.

Além do elastômero, outras técnicas de blindagem podem ser utilizadas em diferentes partes do equipamento de ressonância magnética e na própria sala, como revestimentos com materiais condutores e projetos projetados com capacidade para minimizar a interferência eletromagnética.

É importante ressaltar que a blindagem de ressonância magnética deve ser realizada por profissionais especializados e em conformidade com as normas e regulamentos de segurança para garantir o funcionamento seguro e preciso do equipamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *