Como Funciona Sistema de Telemetria de Dados

Smartins & PiresNovidadesComentar

Sistema tecnológico que permite o monitoramento em diversas aplicações como: medição e comunicação, bem como utilizado para comandar ou rastrear alguma coisa a distância, através de comunicação sem fio (sinais de rádio ou satélite). Etimologicamente, a palavra telemetria se originou a partir do grego tele, que significa “remoto”, e metron, que quer dizer “medida”. Os dados podem ser coletados através do dispositivo chamado DATA-LOGGER com função de gravar um período de tempo da leitura dos canais da telemetria para coleta de dados e transferir para PC na razão de analisar gráficos de resultados e na sequencia poder tomar decisões para assertivas em questões de melhorias.

Telemetria com tecnologia sem Fio (GPRS e EDGE no sistema GSM e 1xRTT no sistema CDMA).

A telemetria geralmente refere-se a comunicações sem fio (i.e. usa um sistema de rádio para implementar um enlace de dados), porém pode também referir-se aos dados transferidos sobre outras mídias, tais como telefone, redes de computadores ou através de um enlace óptico. No setor automotivo e de logística as informações também podem ser transmitidas via telemóvel, em interfaces próprias para transmissão de dados (GPRS e EDGE no sistema GSM e 1xRTT no sistema CDMA).

EXEMPLOS DE TELEMETRIA: Consumo de água, eletricidade, gás e variáveis como: temperatura, pressão e posicionamento.

As Empresas de Saneamento, energia elétrica ou gás estão aderindo para esse conceito devido a eficiência, praticidade e rapidez na gestão de dados. Possuem contadores eletrônicos que enviam a informação do consumo para uma central ou visor individual que gere toda a informação recolhida, podendo assim ser efetuada a respectiva e correta faturação temporal, normalmente mensal. O contador de água, eletricidade, ou gás, é mecânico ou eletrônico digital, ambos transmitem através de um protocolo específico o consumo medido usando uma certa cadência temporal, ou a pedido. Essa informação enviada pelo contador eletrônico é enviado para um concentrador central ou individual, que reencaminha essa informação para um servidor do fornecedor do serviço, normalmente através de redes de sistemas cabeada ou sem fios (GPRS). O fornecedor do serviço pode assim efetuar uma faturação correta para o período temporal não sendo necessária a leitura presencial dentro da unidade habitacional ou local que necessita a medição por parte de um técnico, nem efetuar estimativas para obter valores para faturação. 

Por isso a Smartins esta atenta a essa necessidade. Conheça nosso sistema de medição de água em condomínios integrado com medidor Ultrassônico capaz de medir seu consumo real. Detalhe: Não mede bolhas e nem ar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *