Conceito das cores no marketing

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O Uso das Cores no Marketing

Diversos estudos sobre a ciência confirmam a psicologia da cor e a sua influência nos mais diversos ambientes, seja para fidelizar clientes, estimular o consumo, tornar ambientes hostis em locais agradáveis, orientar o fluxo de pessoas, promover o bem estar, valorizar aspectos arquitetônicos, tornando o ato de comprar em algo agradável e estimulante.

Segundo Goethe, em sua Teoria das Cores, “cada cor produz um efeito específico sobre o homem, revelando, assim, sua presença tanto na retina quanto na alma”.

A formação da cor se dá através de três elementos: a luz, como fonte da cor; a matéria e sua reação à incidência da cor através da luz e o olho como o órgão captador e o decodificador da cor para o cérebro criando ações no subconsciente. Os seres humanos são influenciados psicologicamente pelas cores de diversas maneiras, principalmente, através da emoção que elas podem proporcionar.

Por isso, diversos produtos trazem como sua maior atratividade às cores de suas embalagens, que podem ser visualizadas em uma distância considerável nas diversas formas de apresentação dos mesmos aos clientes, como por exemplo, nas gôndolas dos supermercados, nos banners, outdoors, revistas, etc. Exemplos como a Coca-Cola, que utiliza o vermelho na maior parte de seus produtos, remetendo ao calor, mas este calor sendo “quebrado” pelo frescor que representam as bolhas da água desenhadas nas latas, e também, o McDonalds, com as cores amarelo e vermelho.

O amarelo forte é usado para gerar ansiedade, o vermelho para dar fome e os dois juntos, presentes em grande quantidade dentro das lanchonetes desta empresa, estimulam seus clientes a comerem em demasia e rapidamente, pois a presença destas cores gera certo desconforto se visualizadas por muito tempo.

As cores podem despertar diversos sentimentos, agradáveis ou desagradáveis, de prazer ou de dor, que estão relacionados diretamente ao emocional e ao racional, influenciando no comportamento do consumidor.

Geralmente as grandes empresas não investem em propaganda, promoções e marketing escolhendo aleatoriamente as cores ou ainda porque o presidente da companhia gosta de determinadas cores. A empresa deve conhecer quais as cores que vendem e quais as que devem ser evitadas, ou seja, as cores podem ajudar em muito a construir um negócio. Portanto, é importante para os empresários fazerem um estudo profundo sobre o assunto, para aplicar com precisão em suas marcas e sua empresa essa poderosa ferramenta do Marketing.

Significado das Cores

Quando falamos de cor, imediatamente, a nossa mente associa a palavra às milhares existentes, isto porque a cor para além de ser um instrumento de comunicação, é também um de identificação e visualização, permitindo desta forma dar um significado e um sentido aos objetos que sem ela não passariam de Coisas. Embora só existam quatro cores primárias, a sua conjugação deu origem a milhares de tons que apenas variam de luminosidade, iludindo a nossa percepção.

Assim, cada cor transmite emoções e valores, permitindo uma panóplia de significados que se adaptam às mensagens por nós transmitidas. 

Vermelho – Cor quente, dinâmica, atual com vivacidade. Por lembrar o tom do fogo abrasador, ou do sangue que vivifica, atribui-se um significado de amor (vermelho rosado), e, mais geralmente, agressividade, violência, poder.

Laranja – Tem um poder hipnótico. Representa glória, esplendor, vaidade, progresso. Amarelo – Dá uma impressão de calor, luz, plenitude, calma e repouso. Representa riqueza, prosperidade, alegria e pureza (amarelo dourado); prudência e engano (amarelo carregado); perfídia (amarelo limão).

Verde – Convida à calma e ao repouso convidando à plenitude e euforia quando carregado. É a cor da esperança, do futuro.

Azul – Dá à impressão de suavidade, maravilhoso, inacessível, simboliza a segurança, lealdade, probidade, fidelidade, sonho. Simboliza a fé (azul claro) e a virtude (azul vivo).

Violeta – Dá a idéia de movimento para um ponto de repouso. Provoca um sentimento de insatisfação e oscilação. Cor séria, melancólica, rica (simboliza a pompa, a majestade e o aparato), mas também inspira receio.

Castanho – Associa um sentimento de materialidade, severidade, constrangimento, gravidade.

Preto – Ausência de cor traz rigidez e solenidade estando associado às idéias de morte, luto, terror, ignorância e solidão.

Branco – Alia as idéias de pureza, perfeição, frio, inocência, castidade, modéstia, timidez, calma e paz.

Cinzento – Significa tristeza, gravidade, austeridade, indigência (cinzento claro), desespero (cinzento escuro).

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