Como Medir o Desempenho da Equipe

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Como Medir o Desempenho dos Empregados

Medir o desempenho da equipe colaboradora é uma estratégia fundamental para analisar a eficiência e objetivos para elevar a rentabilidade do negócio ou simplesmente planejar seu sucesso atual. Existem diversas maneira de se medir, seja individualmente, como um todo, internamente, ou por uma perspectiva externa. Se você estiver procurando medir o desempenho em sua empresa ou equipe de vendas, considere algumas etapas que têm se mostrado eficazes.

1 – Instaure métodos aleatórios de controle de qualidade em toda a sua empresa. Embora sua equipe esteja conscientes dos mesmos, eles não sabem quando irão ocorrer, assim, se eles estão agindo com baixa atuação ou não estão atendendo as necessidades da Organização, bem com Áreas sugeridas para controle de qualidade incluem verificar o anúncio dos produtos, revendo telefonemas e inspecionando os livros de registro, depoimentos neutros, vícios organizacionais, barreiras para mudanças e conservadorismo.

2 – Faça uma pesquisa de satisfação de seus clientes sobre a experiência deles no atendimento, como uma forma de avaliar o desempenho da equipe. Pergunte-lhes se estão satisfeitos com seu produto, serviço e atendimento. Obter uma perspectiva externa sobre o desempenho é inteligente, já que isso oferece uma análise focada. Além disso, a satisfação do cliente deve ser tratada como regra principal e norte da sua empresa.

3 – Avalie o desempenho dos colaborares, considerando todas as áreas e política de trabalho com base na missão e visão. Isso pode ser feito por equipe ou individual. Este método de avaliação olhistica para cada funcionário como um todo e, muito provavelmente, numa base determinada por período. Se um colaborador está indo mau, essa avaliação lhe daria uma oportunidade de melhorar, sendo isso o objetivo principal. Se um funcionário está se destacando, a avaliação iria mapear isso, e ainda sugerir maneiras melhorias ara equipe. Sob este critério seria o seguinte:

  • Quanto um indivíduo é capaz de produzir no produto ou vendas.
  • A qualidade desse produto ou serviço.
  • Quão rápido um empregado produz um produto ou faz uma venda.
  • Quão confiável é um empregado, incluindo a frequência com que eles estão ausentes ou atrasados para o trabalho, ou seja, baixa produção.
  • Quão bem um empregado adere às políticas da organização.
  • Como um empregado apresenta-se fisica e intelectualmente.

4 – Opte por iniciar as avaliações básicas dos empregados para indicar níveis de desempenho em várias áreas da força de trabalho e as responsabilidades gerais e específicas do trabalho. Por exemplo, se entende por avaliações de gerenciamento, o supervisor avaliar o desempenho dos seus subordinados 180° ou 360° sendo avaliação da equipe avaliando uns aos outros, ou um ambiente de equipe. Auto-avaliações também são uma opção eficaz, nas quais os empregados recebem a oportunidade de avaliar a si próprios com auto-conhecimento oculto.

5 – ATENÇÃO A ESSE TÓPICO: Aplique métodos de avaliação colaborativa mais abrangentes, se você teme pelo futuro da sua empresa. As opções incluem contratar um avaliador/consultor que seja totalmente neutro e sem vícios. Somente desta forma haverá autenticidade na busca do resultado verdadeiro. Do contrário poderá ter perda nos fatos e verdades falseando os dados ou mascarando informações fundamentais dos profissional na posição privilegiada de avaliador e funcionalidade diária do seu negócio, bem como o desempenho de seus funcionários. Em outras palavras, um assessor externo pode fornecer imparcialidade e, portanto, o feedback desprovido de sentimentos e relacionamentos pessoais. Uma avaliação 360 é uma segunda opção, que submete um empregado a avaliações de todos os seus superiores diretos e colegas de trabalho.

Desempenho nas operações: como medir e melhorar?

Todas as operações produtivas precisam de alguma forma de medida de desempenho e os indicadores são praticamente um pré-requisito para que as operações sejam melhoradas. Em posts anteriores falamos sobre indicadores de desempenho e indicadores como ferramenta de gestão, agora vamos aprofundar um pouco mais em como as medidas de desempenho podem ser organizadas.

Medida de desempenho é o processo de quantificar a ação, onde medida quantificada significa o processo de quantificação e o desempenho da produção é presumido como derivado de ações tomadas por sua administração. O desempenho é definido como o grau em que a produção preenche os 6 objetivos de desempenho (qualidade, rapidez, tempo, confiabilidade, flexibilidade e custos), de forma a satisfazer seus parceiros internos e externos.

Os 6 objetivos de desempenho podem ser vistos como dimensões do desempenho global que satisfazem os parceiros. As necessidades do mercado e as expectativas quanto a cada objetivo de desempenho vão variar, como também a extensão em que a produção atende às necessidades do mercado. Além disso, os requisitos do mercado e o desempenho da produção também podem mudar ao longo do tempo.

MEDIDAS DE DESEMPENHO

Os 6 objetivos de desempenho são compostos por várias medidas. Por exemplo, o custo de uma operação provém de vários fatores, que podem incluir a eficiência de compras da operação, a eficiência com a qual ela converte os materiais, a produtividade de seu pessoal, etc. Esses fatores individualmente, dão uma visão parcial do desempenho de custos da produção, bem como o tempo de produção e muitos deles se sobrepõem em função da informação que incluem. Todavia, cada um deles dá uma perspectiva do desempenho de custos da produção, o que poderia ser útil para identificar áreas que poderiam ser melhoradas  e monitorar a extensão desses melhoramentos. Se a produção considera seu desempenho em custo como satisfatório desdobrando-o em eficiência de compras, eficiência de transformação, produtividade do pessoal, etc., pode explicar as causas raízes do mau desempenho. Se as causas significativas do mau desempenho podem ser identificadas, também podem ser rastreadas ao longo do tempo para avaliar o grau de melhoramento da organização.

PADRÕES DE DESEMPENHO

Após uma operação ter medido seu desempenho através de um conjunto de medidas parciais, precisa identificar se seu desempenho é bom, ruim ou indiferente. Há várias formas de se fazer isso, as quais envolvem comparação do nível de desempenho atingido atualmente com algum tipo de padrão. Quatro tipos de padrões são geralmente utilizados para identificar o desempenho das operações: padrões históricos, padrões de desempenho alvos, padrões de desempenho da concorrência e padrões de desempenho absolutos.

  1. Padrões históricos: Significa comparar o desempenho atual com desempenhos anteriores. Por exemplo, se uma empresa atualmente demora 7 dias para entregar seus produtos a seus clientes, sendo que no ano anterior levava 10 dias, seu desempenho poderia ser julgado como bom. Os padrões de desempenho histórico são efetivos quando julgam se uma operação está melhorando ou piorando com o tempo, mas não oferecem nenhuma indicação de que o desempenho poderia ser considerado satisfatório.
  2. Padrões de desempenho alvos: São estabelecidos arbitrariamente para refletir algum nível de desempenho que é visto como adequado ou razoável. Por exemplo, se é considerado razoável que o cliente receba seu produto em 7 dias conforme citado no exemplo anterior, então o desempenho de uma operação que faz a entrega em 7 dias será considerado aceitável.
  3. Padrões de desempenho da concorrência: Comparam o desempenho atingido pela produção com o desempenho seus concorrentes. Por exemplo, se a empresa entrega seu produto ao cliente em 7 dias e seu concorrente em 5 dias, seu desempenho poderá não ser considerado bom.
  4. Padrões de desempenho absolutos: É tomado em seus limites teóricos, ou seja, o padrão de qualidade de? Redução e erros? ou padrão de estoques de? zero estoque? são padrões absolutos, que talvez nunca sejam alcançados na prática, mas permitem a operação programar-se em relação ao limite teórico. No exemplo anterior, o produto que demora 7 dias para ser entregue ao cliente, pode levar 4 horas para ser produzido e entregue ao cliente, mas na prática, a operação jamais irá atingir um tempo de entrega de 4 horas, mas o padrão mostra como a operação poderia teoricamente melhorar.

Medir o desempenho e levantar formas de melhora-lo é essencial para a sobrevivência das organizações. Lembrando que existentes várias ferramentas da qualidade que poderão apresentar dados precisos de desempenho e levantar a causa dos problemas identificados.

Uma boa dica de software de Gestão de Indicadores de Desempenho é o Forlogic Indicators.

REFERÊNCIA

SLACK,Nigel. CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. São Paulo: Atlas, 2009.

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