Como aplicar o feedback

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FEEDBACK – Quão bem foi feito?

Pode ser formal ou informal. Não é avaliação de desempenho.

É responsabilidade do gestor de pessoas gerenciar o bom desempenho de seus colaboradores, sendo o “feedback” uma das ferramentas mais importantes dessa gestão.

Ele deve ser realizado sempre no menor espaço de tempo possível. O mínimo esperado é a cada 6 meses.

O gestor nunca deve perder a oportunidade de oferecer “feedback” aos funcionários, pois esse é o momento de alinhar conceitos, rever direcionamentos, buscar entendimento de como o funcionário vem atuando para conquistar os objetivos programados, para então obter compromissos e alavancar competências.

Ao gestor cabe utilizar-se dos recursos oferecidos pela empresa, mas principalmente de sua capacidade de educar e habilitar funcionários, assessorando o mesmo a desenvolver as competências presentes e futuras.

1ª etapa – preparação

– Avise ao funcionário para se preparar e se prepare também.

– Reveja os objetivos estabelecidos. Há necessidade de mudança ou redirecionamento? Como tem sido o seu acompanhamento / apoio?

– Estabeleça os pontos principais quanto ao desempenho do funcionário, que deverão ser discutidos. Transforme os pontos em perguntas abertas.

– Anote antes para facilitar o diálogo

2ª etapa – conduzindo a reunião

– Crie um clima agradável. Faça perguntas sobre quais são as expectativas da reunião.

– Solicite um breve resumo ao funcionário de como vem atuando e se preparando para atingir as metas.

– Escute sem devaneios, deixe-o falar.

– Aproveite as colocações coincidentes do funcionário com as suas e promova acordos.

– Quanto às diferenças de opiniões, ao término da explanação do funcionário faça perguntas abertas, visando conduzi-lo a análise de suas opiniões. Peça exemplos das condutas/comportamentos que ele acredita ter adotado.

– Exponha posteriormente suas impressões, oferecendo “feedback” verdadeiro e com dados em mãos (exemplos).

– Anote e faça o funcionário anotar os acordos e ações promovidas para o alcance dos resultados estabelecidos.

3ª Etapa – retornando ao trabalho

– Encerrar a reunião pedindo um “feedback” sobre o encontro, estimulando o funcionário a promover todas as ações comprometidas e assim como as fará.

– O gestor continuará acompanhando o funcionário e dando “feedback” contínuo.

– Lembre-se que este é o momento de alavancar o desempenho do funcionário. Tenha sempre em mente o desenvolvimento a curto, médio e longo prazos. 

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